Reumatologia

Sobre a Reumatologia

Reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos. Estas patologias são muitas vezes designadas de doenças reumáticas. Reumatismo é o termo genérico usado para designar este grupo de doenças.

O reumatologista é o medico especializado nesta área do conhecimento.

As doenças reumáticas subdividem-se em:

Doenças reumáticas crónicas imunomediadas

– Doenças reumáticas não imunomediadas

– como por exemplo, fibromialgia, gota, tendinites, osteoporose e osteoartrose

Saiba mais sobre…

Reumatologista ou Ortopedista. Como cada especialista pode ajudar. … O reumatologista, por sua vez, cuida dos problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos).

Veja quais as principais doenças tratadas pelo Núcleo Avançado de Reumatologia:
Artrose
Artrite psoriásica
Artrite reumatoide
Artrite reumatoide e os pulmões
Reumatismo em crianças
Esclerodermia
Espondiloartrites
Osteoporose

Popularmente conhecidas como reumatismo, são prevalentes e representam o conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

Existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.

Podemos dizer que o reumatismo é um grupo de doenças que se caracteriza por alterações funcionais do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Em outras palavras, são as doenças que acometem principalmente articulações, ossos ou músculos.

Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença crônica, inflamatória, auto-imune que se caracteriza pela inflamação das articulações e que pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular.

Em geral, os sintomas de reumatismo são mais frequentes nas articulações do joelho, quadril, pescoço ou pés, e incluem:
Dor nas articulações;
Inchaço e vermelhidão das articulações;
Dificuldade para movimentar as articulações, especialmente ao acordar;
Dor nos músculos próximos da articulação;
Dificuldade para elevar os ombros até o pescoço;
Dificuldade para esticar os braços sobre a cabeça;
Cansaço generalizado.

Reumatismo do coração ou Febre Reumática é uma doença auto-imune (ou seja, o organismo agride o próprio organismo, por razões incertas). Trata-se da complicação crônica de uma faringite bacteriana, causando vários distúrbios, entre eles, artrite e cardite (inflamação do coração).

ASLO positivo é diagnóstico de Febre Reumática? O ASLO (Anticorpo antiestreptolisina O) é um anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo durante ou logo após uma infecção de garganta. O teste pode manter níveis elevados por meses, mesmo após infecções estreptocócicas não complicadas.

A ASO (ou ASLO), anti-estreptolisina O, é um exame de sangue que detecta a presença dos anticorpos específicos contra a bactéria. Cerca de 80% das crianças com história de amigdalite recente apresentam níveis aumentados de ASLO no sangue, no entanto somente 3% apresentarão febre reumática.